/curiosidades

3, 2, 1… Feliz Ano Novo!

O ano novo vem aí acompanhado de superstições, para que o próximo ano seja tão bom quanto o deixado para trás. E mesmo com o jeitinho de festejar diferente em cada cultura e país, esse tipo de comemoração é sempre um motivo de alegria.

Afinal, todas as festas representam a mesma coisa: um ano novo cheio de coisas boas, viagens, dinheiro e realizações. Veja abaixo alguns exemplos de como são as viradas em alguns países:

Argentina

Você certamente sabe sobre as cores do ano novo e os significados de cada uma, não? Pois, na Argentina, eles usam calcinhas novas de diferentes cores para atrair diferentes energias para um novo ano (rosa ou vermelho para amor, amarelo para dinheiro, verde para saúde…).

Argentina

Brasil

Para os brasileiros, a roupa branca é essencial para afastar os maus espíritos. E quem nunca passou a virada do ano na praia, pulando as sete ondinhas? Se você for para o litoral, isso é de lei. Representa uma forma de presentear Iemanjá, a rainha do Mar, como manda a tradição africana.

Brasil

Chile

Quando o relógio dá meia noite, os chilenos comem uma colher cheia de lentilha para terem um ano recheado de fartura, seja de dinheiro ou trabalho. E se passam o ano novo em casa, eles varrem a morada de dentro para fora, removendo as energias ruins do ano anterior.

Chile

Colômbia

Para quem curte uma boa viagem, o melhor é passar o ano novo na Colômbia. Lá eles andam pelo quarteirão com uma mala vazia, para que o próximo ano seja regado de novas aventuras ao redor do mundo.

Colômbia

Escócia

O chamado “first-footing”, é quando imediatamente depois da meia noite amigos, vizinhos e família saem de casa para cumprimentar uns aos outros. Há uísque, uma espécie de panetone, uma moeda, sal e um pedaço de carvão envolvidos na tradição, que representa saúde, dinheiro, prosperidade, etc. Além da correria pelas ruas!

Escócia

Espanha

Nas 12 badaladas da meia noite, os espanhóis comem 12 uvas, uma para cada mês do ano seguinte. É mais difícil do que parece, já que o ritual precisa ser feito em pouquíssimo tempo: entre uma badalada e outra. Por isso, em mercados espanhóis muitos vendem as uvas em caixinhas de 12, sem cascas e prontas para comer.

Espanha

Nova Zelândia

Já que o relógio bateu meia noite, então bata as panelas o mais alto que puder! É assim que o povo comemora a passada do ano na Nova Zelândia.

Nova Zelândia

Rússia

Quando dá meia noite na Rússia, é bom correr e pegar um pedacinho de papel, escrever um desejo, queimar, colocar em um copo de champanhe e beber. Tudo isso antes de 12h01. Você conseguiria?

Rússia

Áustria

Os austríacos derretem chumbo e jogam em um recipiente com água. A forma assumida pelo metal pode ter diferentes significados: bola, que representa sorte; ou âncora, que significa um pedido futuro de ajuda. Algumas outras interpretações são assustadoras, como a cruz, que pode significar o último ano novo dessa pessoa.

Áustria

Índia

Esse país tem diversas tradições de ano novo. Mas, o Diwali é o mais famoso. É um festival de luzes que serve para festejar o começo de um novo ano em várias partes da Índia. Em alguns desses lugares, os donos de negócios pagam as suas dívidas e compram livros novos para registros financeiros, como metáfora de um novo começo. Muitas pessoas também compram decorações ou roupas novas.

Índia

Japão

Os japoneses passam o ano ao som de gargalhadas, para que o próximo seja repleto de boa sorte. Além disso, as famílias penduram cordas feitas de palha na frente de suas casas, com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade.

Japão

Estados Unidos

Foi nos EUA que começou a tradição do “beijo da meia noite”, que remonta aos festivais romanos de “Saturnalia”, onde todo mundo se beijava na boca como forma de celebração.

Estados Unidos

Dinamarca

O significado de quebrar um prato no ano novo, na Dinamarca, é algo para atrair boa sorte. E lá eles pulam de uma cadeira para o chão assim que der meia noite.

Dinamarca

Crédito/fonte da foto: Creme de Brulee, Canal Viva, Revista Avaré, Melhor com Saúde, Versus 21, Fique por Dentro de Tudo, Hoya, Estadão, Dama de Copas Boutique, Baratos da Ribeiro, Bia Borges e Keblawben
Fonte do post: Oba-oba

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br