/curiosidades

9 edifícios residenciais inesquecíveis em Sampa

É difícil andar pelos bairros e ruas de São Paulo sem se deparar e se encantar com os projetos arquitetônicos que pairam sobre a cidade. Diante de construções “simples” e antigas, eles são tidos como as marcas do centro.
Desde 1950 até os dias de hoje, esses prédios também mostram um pouco das diferentes influências e arquitetura.

Edifício Triomphe: Avenida Barão de Campos Gerais, 173 – Real Parque / Zona Sul

Assinado pelo arquiteto Ruy Othake, em 1984, que chegou a morar no prédio, o Edifício Triomphe possui varandas curvas e contínuas fachadas em vidro em seu exterior. Já no lado de dentro, cada unidade conta com um bloco curvo de concreto (elevador) que delimita os espaços de jantar e estar.

01 Ed Triomphe

Edifício 360º: Rua Camburiú, 1.150 – Lapa / Zona Oeste

O Edifício 360º recebeu esse nome devido a visão em 360 graus dos arredores. Projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, o prédio já recebeu diversos prêmios de arquitetura como o MIPIM AR Future Project Awards, promovido pela revista inglesa Architectural Review, nas categorias de “Projetos Residenciais” e “Overall Winner” (vencedor geral), além do prêmio “High Rise Architecture”, promovido pelo Americas Property Awards.

02 Ed 360º

Edifício Bretagne: Avenida Higienópolis, 938 – Higienópolis / Centro

Projetado por João Artacho Jurado, foi um dos primeiros prédios da cidade a ter vagas extras e piscina. Sua inauguração foi em 1959.

03 Ed Bretagne

Edifício Albertina, Cícero Prado e Cecília: Avenida Rio Branco, 1.661 – Santa Cecília / Centro

Com os dez elevadores originais ainda em funcionamento desde 1954, o Edifício Albertina, Cícero Prado e Cecília, mais conhecido como Cícero Prado é formado por três prédios e foi projetado por Gregori Warchavchik.

04 Ed Albertina, Cícero Prado e Cecília

Edifício Copan: Avenida Ipiranga, 200 – República / Centro

Um dos cartões postais da cidade de São Paulo foi assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e é o mais conhecido desde a década de 1950.

05 Ed Copan

Edifício Fidalga: Rua Fidalga, 727 – Vila Madalena / Zona Oeste

Dividido em dois blocos com fachadas de concreto, tijolos e vidros, interligados por um terceiro volume, que concentra a circulação vertical, o Fidalga foi assinado pelo escritório Triptyque e é um dos representantes da arquitetura contemporânea, trazendo um visual moderno ao bairro da Vila Madalena, conhecido pelas suas casas modestas e com cara de vila, construídas no século passado.

06 Ed Fidalga

Edifício Guaimbê: Rua Haddock Lobo, 1.447 – Jardim Paulista / Zona Oeste

Projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, na década de 1960, o Guaimbê inaugurou o tema dos edifícios de apartamentos em clave, totalmente brutalista. Não pelo uso extensivo do concreto aparente em suas empenas e estruturas, mas também pela indicação dos autores e sua proposta original: realizá-lo de maneira tecnologicamente avançada para a época.

07 Ed Guaimbê

Edifício Louveira: Praça Vilaboim, 144 – Higienópolis / Centro

O Louveira foi projetado na década de 1940 e foi assinado pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Serviu de influência para a arquitetura residencial vertical em outras partes da cidade e é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

08 Ed Louveira

Edifício Louvre: Avenida São Luís, 192 – República / Centro

Tombado em 1992 pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), o Louvre é um ótimo ponto da cidade para se conhecer, principalmente quem gosta de prédios antigos. Suas pastilhas rosas e azuis chamam a atenção de todos, pois vestem as paredes. O travertino cobre piso, colunas e escadas. Foi assinado por João Artacho Jurado.

09 Ed louvre

Crédito/fonte da foto: Catraca Livre, Galeria da Arquitetura, Flickr – Arte fora do museu, Folha, Outerspace, TecnoHaus, Wikipedia e Flickr – Mônica Kaneko
Fonte do post: Catraca Livre

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br