/inspire

Aprenda a aplicar papel de parede. É tão simples quanto parece!

Na hora de decorar, a sujeira, o cheiro forte e a luta para descobrir que tipo de tinta usar em cada cômodo dá trabalho. Para driblar esses problemas, uma alternativa é o papel de parede. Não é uma das opções mais baratas, porém a praticidade e a estética compensam o investimento.

Se você fizer a aplicação sozinho, o processo fica mais em conta e você pode se gabar do feito para seus amigos. Aceitou o desafio? Então, confira o passo a passo de como aplicar o papel de parede na sua casa.

Antes de começar…

Antes de tudo, verifique o local onde será feita a aplicação. A parede está lisa e sem imperfeições? Então tem tudo para dar certo. Mas quantos rolos devem ser comprados?

Fazer esse cálculo é fácil: basta multiplicar a altura pela largura da parede e dividir pelo resultado da multiplicação entre a altura e a largura do papel. A ilustração abaixo deixa essa conta mais simples de entender:

papel de parede - cálculo

Preparo da parede

Se a parede estiver com imperfeições, ela deve ser lixada para evitar ao máximo qualquer ondulação. Caso ela esteja lisa, pode seguir direto para a limpeza. Utilize um pano e álcool e deixe secar a superfície. Enquanto isso, reúna os seguintes materiais para trabalhar:

• Cola para papel de parede

• Escada

• Fita métrica ou trena

• Rolo de pintura

• Estilete afiado

• Pano seco e esponja

• Espátula plástica flexível (para escovar)

• Tesoura

Mãos à obra!

1- Meça a altura da parede e acrescente 11 cm (10 cm para cobrir o rodapé e mais 1 cm para o teto).

2- Abra o rolo e corte as faixas de acordo com as medidas obtidas.

3- Passe bastante cola do centro para o lado de fora do papel. Para espalhar melhor o adesivo, dobre o papel ponta com ponta. Após um minuto, aplique mais uma demão.

papel de parede - aplicação

Crédito: shutterstock.com/sirtravelalot

4- Feito isso, coloque o papel do teto para o chão. Repita o processo para cada folha, uma ao lado da outra.

5- Durante a aplicação, é ideal passar um pano seco para retirar o excesso de cola e fazer leve pressão para evitar o surgimento de bolhas.

6- O excesso de papel deve ser recortado com uma espátula e estilete, tomando cuidado para não rasgá-lo.

7-Caso exista uma tomada ou interruptor, não se preocupe. É possível aplicar por cima e, quando estiver seco, fazer o corte com um estilete.

Pronto! Não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Claro que na primeira aplicação pode não ficar perfeito, mas saber que você consegue aplicar o seu próprio papel de parede é bem legal. E, se por algum motivo ele for rasgado durante a aplicação, qualquer ambiente fica bonito com um quadro.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br