/materiais

Cimento Portland: conheça os tipos, vantagens de cada um e saiba usar

Cimento portland

Crédito: okcm/shutterstock

Resistência, durabilidade e fácil trabalhabilidade. Essas características fazem do cimento Portland um dos materiais mais utilizados, especialmente em obras da construção civil. Empregado em várias situações – de simples mobiliário urbano a grandes edifícios –, o material é preferência entre engenheiros.

Trata-se de um pó fino com propriedades ligantes que sob a ação da água endurece e fica resistente. Mesmo quando submetido à nova ação da água, não se decompõe. A solidez é tão grande que é comparado às rochas da ilha britânica de Portland – daí o nome do produto – patenteado em 1824 pelo químico Joseph Aspdin.

“Com o pó de cimento, pouca coisa se faz. Mas, quando misturado com água e outros materiais de construção, como areia, pedra britada e cal, ele resulta em um concreto bastante resistente para ser utilizado na construção de casas, edifícios, pontes e barragens”, afirma Arnaldo Battagin, gerente de tecnologia da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

A seguir, conheça os tipos de cimento Portland, vantagens e saiba utilizar.

Composição do cimento Portland

 

O cimento Portland é composto por um clínquer – mistura de calcário e argila com adições, como:

• gesso (controla o tempo de pega)
• escória de alto forno (aumenta a durabilidade e a resistência)
• materiais pozolânicos (garantem maior impermeabilidade ao concreto)
• materiais carbonáticos (semelhantes ao calcário, tornam a mistura mais trabalhável)

A quantidades de adições desses elementos orienta as propriedades de resistência, estabilidade, durabilidade e impermeabilidade do cimento. Para obter uma estrutura eficiente, é fundamental conhecer as propriedades do material para utilizá-lo adequadamente em cada situação de obra.

Tipos de cimento e suas aplicações

 

Existem vários tipos de cimento Portland. Embora todos sejam indicados para uso geral na construção civil, eles possuem diferenças entre si. Segundo Battagin, “alguns são mais vantajosos para certos tipos de obra em relação a outros. Contudo, em geral são poucas as exceções. Todos os tipos normalizados existentes servem para qualquer aplicação”.

O profissional da ABCP diz também que alguns tipos são mais difíceis de serem encontrados, como o CP I e CP I-S, “pois são fabricados apenas por encomenda”, enquanto outros estão disponíveis em abundância. “O CP II é o mais fácil de ser encontrado, já que corresponde a quase 70% do cimento produzido no Brasil”.

Veja abaixo a tabela com as indicações de cada tipo, características e vantagens para orientar na escolha certa da sua obra.

 

Tipo de Cimento Adições Sigla Norma Onde usar Vantagens
Cimento Portland Comum Escória, pozolana ou fíler (até 5%) CP I-S 32 5732 Construções em geral, quando não há contato com sulfatos do solo ou águas subterrâneas. Versatilidade.
CP I-S 40
Cimento Portland Composto Escória (6-34%) CP II-E 32 11578 Estruturas que requerem um desprendimento de calor moderadamente lento.

Construções que podem ser “atacadas” por sulfatos.

Baixo calor de hidratação e alta resistência a sulfatos.
CP II-E 40
Pozolana (6-14%) CP II-Z 32 Próprio para produção de argamassas e concretos (simples, armado e protendido).

Utilizado em obras subterrâneas, marítimas e industriais.

Impermeabilidade e durabilidade.
Fíler (6-10%) CP II-F 32 Ideal para o preparo de argamassas de assentamento e revestimento; argamassa armada, concretos (simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro), concreto-massa, elementos pré-moldados, artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento. Versatilidade (pode ser aplicado em várias fases da obra).
CP II-F 40
Cimento Portland de Alto Forno Escória (35-70%) CP III 32 5735 Recomendado para concreto-massa; barragens e peças de grandes dimensões; fundações de máquinas e pilares; obras em contato com ambientes agressivos por sulfatos e terrenos salinos; tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos ou efluentes industriais; e concretos com agregados reativos. Estabilidade; durabilidade; impermeabilidade; baixo calor de hidratação; maior resistência ao ataque por sulfatos; e maior resistência à tração e à flexão.
CP III 40
Cimento Portland Pozolânico Pozolana (15-50%) CP IV 32 5736 Próprio para o preparo de argamassa, concretos (simples, armado e protendido), elementos pré-moldados e artefatos de cimento.

Indicado para obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos.

Impermeabilidade, resistência e durabilidade.

“É o mais adequado para aplicações onde o requisito de elevada resistência nas primeiras idades é fundamental, como na indústria de pré-moldados e especialmente em aplicações de protensão”, ressalta Battagin.

Cimento Portland de Alta Resistência Inicial Materiais carbonáticos (até 5%) CP V-ARI 5733 Pode ser utilizado para o preparo de concreto e argamassa na produção de artefatos de cimento em indústrias de médio e pequeno porte, como fábricas de blocos para alvenaria e pavimentação, tubos, lajes, meio-fio, postes etc. Resistência à compressão de 26 Mpa; desforma rápida; e em contato com a água, adquire elevada resistência com maior agilidade.
Cimento Portland Resistente aos Sulfatos Estes cimentos são designados pelas siglas RS. Ex.: CP III-40 RS, CP V-ARI RS 5737 Indicado para obras em ambientes agressivos, como: redes de esgotos de águas servidas, industriais ou água do mar.

Utilizado em concreto dosado em central, concreto de alto desempenho, concretos projetados, armado e protendido; pisos industriais, pavimentos, argamassa armada, argamassas e concretos submetidos ao ataque de meios agressivos etc.

Versatilidade, resistência e durabilidade.

 

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br