/curiosidades

Sala de cinema particular

Você gostaria de ter uma sala de cinema em casa para assistir filmes sem se preocupar em perder o início da sessão? Para tornar esse sonho em realidade, o primeiro passo é ter a acústica correta. O engenheiro Davi Akkerman, vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica explica: “o bom isolamento acústico deve envolver o tratamento de piso, teto e parede”.

Natália Botelho e Leo Moraes, arquitetos do Simples Arquitetura, concordam que o projeto acústico é essencial. Consideram mais importante até do que a compra de equipamentos sonoros. “Se o local não estiver preparado para recebê-los, não permitirá o bom desempenho dos produtos”, explicam.

Proporções acústicas

Para ter uma sala de cinema residencial – principalmente em apartamento, onde há proximidade com vizinhos –, o isolamento deve ser eficiente. Não pode incomodar, nem receber sons do exterior.

A geometria da sala e a relação entre largura, comprimento e altura devem estar adequadas para que a distribuição dos sons alcance todo o ambiente. “O tempo de reverberação sonora entre 250 e 2000Hz deve estar enquadrado nos valores mínimos recomendados por normas”, explica Akkerman.

Dimensões iguais – formando quadrados na planta ou cortes – geram dificuldades. Por isso, é importante trabalhar o projeto de arquitetura e de interiores junto com o acústico. “Além de ter o conhecimento das propriedades acústicas dos materiais especificados, o arquiteto deve criar uma identidade e um conceito para o ambiente. É complexo, porque o espaço precisará ser funcional e ter design”, frisam Botelho e Moraes.

Materiais

O conhecimento técnico das propriedades acústicas dos materiais especificados precisa abranger não apenas os revestimentos, mas também itens decorativos, como mesas, cortinas e painéis. “Vidros e espelhos, refletem o som e podem causar uma reverberação indesejada. Já madeira e tecidos, são capazes de absorver as ondas sonoras”, revelam os arquitetos.

Além disso, a disposição e a forma das superfícies – alvenarias, forros e marcenaria – têm de ser calculadas.

Redação Portal AECweb

 

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br