/inspire

Passo a passo: como aplicar o gesso projetado na sua obra?

Baixo custo, rápida aplicação e acabamento top de linha. Esses motivos explicam por que o gesso projetado está em alta para revestir paredes e tetos de áreas internas secas. Apesar de exigir mão de obra treinada e máquinas adequadas, essa solução pode ser incorporada facilmente à obra.

gesso

Créditos: sondem / shutterstock

Pensando nisso, preparamos um passo a passo de como aplicar o gesso projetado. Confira as nossas dicas!

Mãos à obra

1 – Antes de iniciar a projeção, é importante verificar se a superfície está limpa. Não pode haver manchas de materiais que diminuam a aderência do gesso, como graxas, óleos, tintas etc. É necessário proteger as partes metálicas e retirar pregos, arames, pontas de barras de aço e pedaços de madeira, bem como as partes soltas da área onde será feita a projeção.

2 – A solução é à base de calcário, gesso em pó e aditivos (que garantem melhor adesão). A mistura pode ser feita mecanicamente no mesmo aparelho que fará a projeção. Ou individualmente, transferindo o produto posteriormente para a ferramenta de aplicação.

3 – Na etapa seguinte, é preciso definir as áreas de projeção e a espessura do revestimento – que deve ser entre 1,5 cm e 2 cm. Para fazer as demarcações, utilize as taliscas (peças quadradas de cerâmica ou madeira).

4 – O gesso deve ser projetado de baixo para cima, na horizontal – linha após linha – até cobrir toda a área desejada. Quando o serviço acontecer sobre uma laje, o sentido da aplicação deve ser único. Já as superfícies de EPS precisam ser chapiscadas antes do enchimento com gesso.

As estruturas de concreto armado devem ser preparadas com chapisco rolado para eliminar possíveis descolamentos do gesso em razão dos desmoldantes utilizados nas fôrmas de concretagem.

5 – Em seguida, executa-se o sarrafeamento – de baixo para cima, na vertical – para regularizar o revestimento, eliminando todo o excesso. As sobras de gesso não podem ser utilizadas. Se houver falhas na superfície, a projeção precisará ser refeita.

6 – Aguarde até duas horas para dar o acabamento. O processo pode ser feito com uma espuma rígida umedecida ou desempenadeira de PVC, em movimentos circulares e sem pressão, até que a parede fique completamente lisa.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br