/curiosidades

Como escolher pisos de concreto intertravados

Redação Portal AECweb

Créditos: anmbph/Shutterstock

Você certamente já andou sobre uma calçada feita com aqueles bloquinhos de concreto, em diferentes formatos e cores. Seja em uma praça, pátio ou área externa de condomínio, este tipo de pavimento – também conhecido como piso de concreto intertravado ou pavers – é uma boa alternativa. Primeiro pela estética, pois é fornecido em diversos modelos. Segundo pela funcionalidade, porque tem capacidade de escoar a água da chuva e evitar alagamentos. Soma-se a isso a fácil manutenção, já que o bloco pode ser retirado ou substituído por outro sem quebra-quebra para consertar tubulações enterradas.

Instalado diretamente sobre uma superfície compactada de areia (sem necessidade de rejunte), o piso de concreto intertravado é comercializado em diversas geometrias e cores. O segmentado (ou retangular) é assentado em fileiras ou de modo a formar o desenho de uma espinha de peixe, entrelaçando-se entre si nos quatro lados. O piso em L também é instalado em fileiras, porém entrelaça-se somente nos dois lados. Já as opções geométricas (trapézio, hexágono, triedo etc.) são colocadas sempre no mesmo padrão.

Créditos: stocksolutions/Shuttestock

Como especificar

Cada modelo possui um tamanho e uma resistência específicos para resistir à circulação de pessoas e veículos prevista em projeto. O piso de concreto com blocos de 6 cm de espessura e 35 MPa de resistência é adequado para calçadas, praças e jardins. Já para instalações em ruas e avenidas de tráfego moderado, o ideal é utilizar os blocos de 8 cm de espessura com 35 MPa de resistência. Já os modelos de 8 cm a 10 cm de espessura e de 35 a 50 MPa são mais indicados para aplicações em áreas de maior atrito, como corredores de ônibus, postos de combustível em estradas, portos e pátios industriais.

Na hora de especificar, também é fundamental recorrer a fabricantes que forneçam o piso de concreto intertravado de acordo com as normas técnicas do mercado, entre elas a NBR 9.781:87 – Peças de concreto para pavimentação – Especificação.

Instalação

Para evitar eventuais deslocamentos das peças – já que elas não são rejuntadas com argamassa –, o projeto deve prever obrigatoriamente as contenções laterais, garantidas por meio de sarjetas, meios-fios, bocas de lobo, canaletas jardins etc.

Para obter mais dicas sobre especificação, projeto e instalação dos pisos intertravados, acesse o Manual de Pavimento Intertravado, da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br