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Como planejar a cidade ideal para os pedestres

Com o desenvolvimento das metrópoles, os automóveis e edifícios invadiram as ruas e criaram problemáticas para o convívio com os pedestres. Pensando na resolução desse impasse, a Associação de Pesquisa Urbana e Planejamento de São Francisco (SPUR), nos Estados Unidos, listou sete itens que resultariam na melhoria da qualidade de vida urbana e privilegiariam quem está a pé. Vejam:

1. Edifícios voltados para a rua

Se os pedestres passam por uma loja cuja entrada principal está repleta de vagas de estacionamento para automóveis, é bem provável que não se interessem a entrar. Por isso, o ideal é que os estabelecimentos possuam suas entradas o mais próximo possível da linha da calçada. Isso torna traz o pedestre para o entorno urbano.

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2. Acessos claros e definidos para os pedestres

Para as pessoas se deslocarem facilmente entre praças, parques e ruas, é preciso deixar os espaços evidentes e bem-definidos. Assim, deixar os caminhos e passeios bem sinalizados, auxiliam e motivam as pessoas a percorrerem o lugar.

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3. Ruas completas

Segue o desenho urbano que foca em aproveitar todo o potencial de uma rua. Este conceito contrapõe-se ao visto atualmente – ruas estreitas, a fim de criar mais espaço para o deslocamento dos automóveis.

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4. Espaços para a circulação de pedestres

Evitar que quadras inteiras se fechem para as ruas e torna o caminhar mais agradável, pois isso possibilita que lojas, espaços de descanso e restaurantes estejam à disposição dos pedestres.

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5. Incentivo à atividade pública

É importante haver um equilíbrio entre os ambientes destinados à circulação e os que acomodam estabelecimentos comerciais, sem deixar que estes tomem conta das ruas. Existem milhares de espaços comerciais vazios que poderiam funcionar como praças e quadras esportivas a serviço da atividade pública.

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6. Vida aos edifícios

Por mais grandiosos que eles possam ser, uma boa sinalização e entradas bem-construídas podem trazer as coisas de volta à proporção humana. Assim, seria interessante manter a base da edificação repleta de árvores, por exemplo, oferecendo o contato com a paisagem.

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7. Construção de estacionamentos “invisíveis”

De acordo com o planejador da SPUR, Benjamin Grant, se um edifício possui estacionamentos na sua face frontal, intimida os pedestres que procuram a caminhada. Assim, recomenda-se colocá-los no subsolo ou na parte traseira do prédio, o que tornaria a medida impactante, tendo em vista a lógica atual. Por isso, este item exige mais planejamento para garantir que as entradas e saídas de pedestres e os carros sejam convenientes.

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Crédito/fonte da foto: ViVitrine, Fundação Verde Herbert Daniel, Galeria da Arquitetura, Vá de Bike, bp.blogspot, Tudo Sobre Arquitetura e Chamada Geral Parnaíba
Fonte do post: Soluções para Cidades e Tudo Sobre Arquitetura

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