/inspire

Conheça os diferentes tipos de fôrmas para concreto

Redação Portal AECweb

O mercado oferece diferentes tipos de fôrmas para concreto. Utilizadas para moldar a estrutura com o material ainda fresco, elas são fabricadas em alumínio, aço, madeira e plástico. Cada uma possui características próprias que orientam sua utilização, geralmente de acordo com a dimensão da obra.

Foto: JFs Pic Factory/ Shutterstock.com

FÔRMAS DE MADEIRA

Pré-fabricadas ou arranjadas no canteiro, as fôrmas de madeira podem ser usadas na concretagem de qualquer estrutura – de simples vigas a complexas pontes. Têm como principal vantagem a possibilidade de se adaptarem a linhas curvas, já que a madeira é um material que permite ser cortado facilmente em uma central dentro da obra, ajustando-se a diferentes formatos.

Embora permitam até 20 reutilizações, a quantidade é bem menor em comparação a outros tipos de fôrmas. Por conta disso, não estão disponíveis para locação. Além disso, a geração de resíduos é maior do que a de outros materiais.

FÔRMAS METÁLICAS

Fornecidas geralmente em dimensões padronizadas, as fôrmas metálicas possuem alto índice de reutilização. Por esse motivo, são ideais para obras que realizam muitas concretagens, como na construção de grandes edifícios.

Os modelos disponíveis no mercado são de alumínio e aço. Enquanto o primeiro é leve e permite concretagens mais rápidas, o segundo é mais resistente e garante concretagens espessas e de alta pressão.

FÔRMAS DE PLÁSTICO

Resistentes às intempéries, as fôrmas de plástico são leves e fáceis de montar. São utilizadas para a concretagem de paredes, pilares e lajes nervuradas. Nessa última situação, o equipamento também é conhecido como cubeta e requer cuidado especial no momento de estruturar os painéis, quando há divisão de etapas para passagem de ferragens positivas, armaduras e malhas.

O escoramento das fôrmas plásticas pode ser feito com diversas soluções disponíveis no mercado, como escoras pontuais, torres metálicas, sistemas drop heads, entre outros. Assim como as fôrmas metálicas, a fôrma plástica pode ser reutilizada muitas vezes.

 

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br