/inspire

Conheça os revestimentos ideais para áreas externas de alto tráfego

Quando o assunto é revestimento para pisos de áreas externas, algumas questões devem ser consideradas. Segurança para os usuários, facilidade de manutenção e resistência a mudanças climáticas são os principais quesitos. A atenção deve ser redobrada em locais de tráfego intenso, seja de pedestres ou de veículos.

revestimentos

(Crédito: mTaira/Shutterstock)

De acordo com Shayana Prieto, representante da Revesttir (empresa especializada no segmento), o mercado oferece inúmeras opções. “Para evitar problemas, o ideal é escolher produtos que sigam as normas ISO (Organização Internacional de Normalização). Também é importante atentar-se à limpeza e manutenção, pois esses cuidados prolongam a vida útil dos materiais”, alerta.

A partir dos conselhos da profissional, listamos os revestimentos mais recomendados para áreas externas de alto tráfego. Confira:

Porcelanatos

Os porcelanatos são os mais populares da categoria. Impermeáveis e duráveis, garantem alta resistência à abrasão. Os mais recomendados são os que possuem acabamento strut (dispensam esmalte na superfície e têm alta resistência mecânica) ou hard (esmaltados, também muito resistentes). “Esses dois tipos são adequados para locais com tráfego de pessoas e veículos ou áreas molhadas”, descreve Prieto.

Cerâmicos

As placas cerâmicas são classificadas pela norma ABNT-NBR 13.818/97 de acordo com diversos critérios, como absorção de água, resistência à abrasão e derrapagens. Por isso, os índices de desempenho devem ser cuidadosamente avaliados antes de o material ser aplicado. Quando escolhido de maneira equivocada, o revestimento terá sua vida útil comprometida.

revestimentos

(Crédito: SantaGig/Shutterstock)

Cimentícios

Fabricados com concreto de alto desempenho, os pisos cimentícios possuem boa resistência mecânica e durabilidade, baixa retenção de calor e prática limpeza e manutenção. Destacam-se pelo visual rústico e elegante. Para Shayana, eles são indicados para áreas externas de projetos que buscam fugir do convencional.

revestimentos

(Crédito: Kaewsap/Shutterstock)

Pedras naturais

As rochas são naturalmente resistentes e duráveis, mas é necessário ficar atento a alguns pontos antes de serem aplicadas. Por exemplo, as pedras naturais que apresentam maior rugosidade são mais eficientes quanto ao escorregamento, como São Tomé, miracema e granito (em estado bruto) – ao contrário das que possuem superfície lisa, como ardósia e mármore. Já em locais onde é desejável evitar manchas de óleo, como garagem e estacionamentos, o acabamento polido é recomendado, pois não absorve líquido e, por isso, facilita a limpeza.

(Crédito: Bus Stocker/Shutterstock)

Na maioria das vezes, a limpeza dessas pedras é simples, mas deve ser constante para não ficarem encardidas. Para isso, basta utilizar água e sabão neutro.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br