/inspire

Energia solar fotovoltaica: saiba como funciona

Tendência em projetos que buscam alternativas mais sustentáveis, a energia solar é aproveitada em residências por meio da tecnologia fotovoltaica. Trata-se de um sistema composto por painéis, inversores de tensão, cabos e outros equipamentos capazes de converter a radiação solar em energia elétrica.

energia solar

Créditos: O sistema fotovoltaico é instalado na cobertura das residências (PHOTOMDP/ Shutterstock.com)

Essa solução tem capacidade para fornecer toda a eletricidade que o imóvel consome – ou apenas parte dela. Para implantá-la em uma casa ou edifício, é necessário contratar uma empresa (ou profissional especializado) que consiga autorização da distribuidora de energia local, elabore o projeto e instale os componentes.

Custo-benefício da energia solar 

Uma das principais vantagens da energia solar é permitir que o empreendimento fique isento da conta de luz. No entanto, o retorno do investimento é a longo prazo. Especialistas estimam que o custo total da tecnologia se paga em até sete anos.

O Programa América do Sol, do Instituto Ideal (responsável pelo desenvolvimento de energias alternativas na América Latina), criou uma ferramenta que simula se vale a pena ou não adotar o sistema fotovoltaico em uma residência. O cálculo é feito com base em dados geográficos, consumo e custo da energia elétrica, conexão e distribuidora.

Onde pode ser instalado?

O sistema fotovoltaico é instalado na cobertura de residências, em ângulos favoráveis para captação da radiação solar. Em alguns casos, pode ser necessária a instalação de estruturas complementares para fixação dos painéis.

A implantação é mais fácil quando especificada no projeto. Já a instalação em imóveis antigos pode exigir adaptações, o que será determinado com visita in loco e análise da planta da edificação.

Saiba mais 

Outra tecnologia muito explorada é a termossolar. Esse sistema possui coletores e reservatórios térmicos de diferentes tipos e capacidades que armazenam e aquecem a água até o momento do consumo. As instalações que se beneficiam dessa energia são as torneiras, chuveiros e piscinas.

Leia também:

Entenda as diferenças e vantagens das energias fotovoltaica e termossolar

Redação Portal AECweb

 

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br