/trends

Japoneses criam vidro tão forte quanto o aço

A resistência do vidro é uma importante necessidade nos projetos arquitetônicos e no desenvolvimento de equipamentos e aparelhos eletrônicos.

Uma descoberta da equipe do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio vai revolucionar essas áreas. Os cientistas misturaram a alumina (AI2O3) com o dióxido de silício para o desenvolvimento de uma técnica à base de derretimento via lasers. Eles conseguiram produzir um vidro que, apesar de fino e leve, é tão forte e flexível quanto o aço ou o ferro.

vidro-quebrado

Crédito: Jef Poskanzer

A tecnologia pode ter um uso prático variado, desde a criação de produtos eletrônicos mais resistentes, como o vidro touch dos smartphones, monitores e automóveis, até o uso em edificações no geral.

vidro-smartphone

Crédito: Tecmundo

vidro-FCDL

Crédito: Rô Reitz

Infelizmente, a técnica ainda está em fase de testes e sua comercialização está prevista para daqui a cinco anos apenas.

Aguardamos ansiosos!

Veja também: 300m de fobia – A primeira ponte de vidro do mundo

Fonte: Huffpost, Gizmodo e Tecmundo

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br