/soluções urbanas

Living Lab: a cidade virtual de apenas 85 m² já é realidade. Conheça!

Uma sala de apenas 85 m² abrigará metrópoles inteiras. Parece impossível, mas esse projeto já está em andamento no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. Trata-se do Living Lab: um espaço virtual pensado por pesquisadores, designers, engenheiros de software e arquitetos para reproduzir a cidade do futuro. Com o auxílio dessa tecnologia, novas ideias poderão ser desenvolvidas, testadas e incorporadas à realidade.

Living lab

(Crédito: Peshkova/Shutterstock)

O projeto é fruto de uma parceria entre o Centro de Projetos Fraunhofer da Universidade Federal da Bahia e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Como funcionará?

O ambiente exibirá cenários, conceitos e estudos de caso de cidades consideradas “inteligentes”. Em vez de mesas, cadeiras e luminárias, o Living Lab terá elementos virtuais do contexto urbano. Edifícios, ruas, praças e postes estarão acompanhados por equipamentos sustentáveis, como placas de energia solar e aerogeradores.

(Crédito: Divulgação/ FPC-UFBA)

Segundo o gerente do projeto, Marcio Souza, e o pesquisador do FPC, Tassio Vale, as pessoas poderão experimentar tecnologias que administram o consumo de água e de energia. “O público saberá como incêndios, explosões e alagamentos podem ser resolvidos com o uso de sistemas computacionais e drones”, afirmam.

Dessa maneira, o Living Lab buscará soluções para os problemas que grandes metrópoles têm encarado nos últimos tempos. Além de melhorar a qualidade de vida da população, os centros urbanos também poderão testar níveis de eficiência e sustentabilidade.

O espaço será aberto ao público. Para Marcio e Tassio, isso permitirá que as pessoas participem do processo de criação da cidade com sugestões, críticas e elogios.

(Crédito: Peshkova/Shutterstock)

Obra

De acordo com a assessoria do FPC-UFBA a conclusão da primeira etapa do Living Lab deve acontecer até o final deste ano. Souza e Vale afirmam que, após a entrega do projeto, surgirão novas etapas, como a construção de outros cenários de demonstração.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br