/soluções urbanas

Luminárias LED para vias públicas devem passar a ser certificadas pelo Inmetro

Redação Portal AECweb

Atualmente em consulta pública, a portaria nº 317/2015 pretende tornar obrigatória a certificação do Inmetro para as luminárias LED destinadas a vias públicas. A legislação chega num momento em que o uso de LED em equipamentos públicos ganha mais espaço entre as prefeituras do país.

De 2015 para cá, diversas prefeituras fecharam contratos para modernizar a iluminação pública. No Rio, R$ 63 milhões foram investidos enquanto que, na cidade de São Paulo, a proposta é trocar todas as luminárias tradicionais por mais de 715 mil lâmpadas LED até 2035.

Créditos: withit/Shutterstock

Créditos: withit/Shutterstock

Com a normatização do Inmetro, questões relacionados ao desempenho das luminárias LED como economia, vida útil e eficiência seriam devidamente certificados antes da comercialização.

Por não liberar gases nocivos, como os sistemas de iluminação fluorescentes e base de mercúrio, as lâmpadas LED são menos prejudiciais ao meio ambiente. Segundo a Abilux (Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação), substituir as lâmpadas de mercúrio e sódio das vias públicas proporciona uma economia de consumo de energia de até 70%.

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br