/pelo mundo

Brasileiros realizam o maior mural de grafite da história na Síria

O maior mural de grafite já feito na Síria passou por mãos brasileiras. Os paranaenses Rimon Guimarães e Zéh Palito viajaram a Damasco para pintar um painel de quase 270 m². Trata-se de um grande feito no país asiático, onde a arte pública não é uma manifestação cultural frequente.

“Quando chegamos, observamos que quase não existia arte nas ruas. O que se via na cidade eram apenas pinturas da bandeira do país. Além de pichações com mensagens políticas/ religiosas e nomes de pessoas. Também vimos imagens do presidente e todo tipo de propaganda”, relata o grafiteiro Guimarães, natural de Curitiba.

mural de grafite

Créditos: divulgação/Projeto CONEXUS

A iniciativa abrange o projeto CONEXUS, de curadoria de Sheila Zago, que viaja o mundo promovendo artistas e desenvolvendo programas educacionais com parceiros locais. Ela e os grafiteiros também realizaram outras atividades com a comunidade local por meio de oficinas e outras colaborações em uma residência artística na galeria Mustafa Ali.

“A ideia foi proporcionar leveza e alegria à rotina pesada deles, além de conhecimento artístico e domínio da arte. Foi uma experiência bonita e uma troca intensa. Aprendemos e recebemos mais do que doamos: sorrisos, carinho e generosidade”, conta Zago.

Primavera árabe

Desde 2011, a guerra na Síria já tirou mais de 400 mil vidas e deixou cerca de 11 milhões de pessoas desabrigadas. Além de gerar o número alarmante de, aproximadamente, cinco milhões de refugiados.

O estopim começou com uma pichação feita por um grupo de crianças em Daraa, no sul do país, com frases que criticavam o governo. Após serem presas, centenas de pessoas saíram às ruas da cidade para protestar contra a falta de liberdade imposta pelo governo de Bashar Al-Assad.

Muitos rebeldes desse movimento pegaram armas para se defender e expulsar forças de segurança da região. O levante ficou mundialmente conhecido como Primavera Árabe e culminou na guerra civil que assola o país desde então.

Na contramão dessa realidade, os grafiteiros afirmam que a obra é inspirada pela paz. “Pintamos um mural com adolescentes e crianças com o intuito de transmitir o amor e a esperança de um futuro melhor para as pessoas da Síria”, comenta Guimarães.

grafite

Créditos: divulgação/Projeto CONEXUS   

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br