/inspire

Móveis de escritório: praticidade + conforto = alta produtividade

Desenvolver um projeto corporativo não é tarefa fácil. Equacionar a praticidade de um espaço físico com o bem-estar dos colaboradores é o maior desafio. Dentre tantas questões a serem pensadas, a escolha dos móveis de escritório é uma das principais. Afinal, mais que otimizar os espaços, eles são responsáveis por garantir (ou não) a saúde dos funcionários. Por conta disso, estão diretamente ligados à produtividade.

móveis de escritório

(Nex Coworking Rio, por Casa 3 Arquitetura – Crédito: Luciano Mendes)

É fundamental que os móveis de escritório sejam ergonômicos e se adaptem ao corpo de cada pessoa. A escolha certa ajuda a prevenir problemas decorrentes de uma postura inadequada, como dores na coluna e nas pernas.

móveis de escritório

(Agência Bullet, por Casa Caucaia – Crédito: Agê Barros)

Pedimos a opinião das arquitetas Sonia Acciaris, do escritório Casa 3 Arquitetura, e Marina Debasa, sócia do Arquitetude, sobre quais móveis de escritório asseguram um ambiente de trabalho prático e, sobretudo, saudável para os colaboradores. Confira:

Cadeiras

O ideal é que as cadeiras sejam almofadadas e tenham braços de apoio reguláveis para que os cotovelos permaneçam próximos ao tronco, dobrados em um ângulo de 90°. Além disso, devem oferecer regulagens de altura de encosto e assento. A intenção é permitir que o usuário alcance os pés no chão e mantenha as coxas completamente apoiadas, bem como os joelhos em um ângulo reto. Se ainda assim a pessoa não conseguir tocar o chão, os suportes para os pés evitam que os membros inferiores fiquem pendurados.

móveis de escritório

(Sede Corporativa em São Paulo, por Cupertino Arquitetura – Crédito: Maíra Acayaba)

Os modelos com cinco pés de rodízios são os mais recomendados, pois garantem mobilidade. Outra questão é quanto à profundidade do assento, que deve ser considerável, para que somente os joelhos fiquem de fora. A arquiteta Marina acrescenta que as bordas arredondadas facilitam a distribuição do peso e a circulação sanguínea do usuário.

Já a arquiteta Sonia explica que as cadeiras precisam ter tamanho proporcional ao da mesa. Ela também reforça a maneira correta de se sentar: “a coluna e os ombros devem ficar retos, enquanto a lombar deve permanecer apoiada no encosto da cadeira”.

Mesas

Tanto em cima quanto embaixo, as mesas devem ter espaço suficiente para acomodar o material de trabalho, como computador, monitor, porta-canetas, telefone etc. Ao mesmo tempo, elas precisam oferecer um espaço livre para as pernas, permitindo que o funcionário possa esticá-las.

móveis de escritório

(Sede Inflama Rio, por Casa Caucaia – Crédito: Agê Barros)

A profissional da Arquitetude especifica que as mesas ergonômicas possuem uma superfície lisa, com altura padrão de 74 centímetros, além de quinas arredondadas para evitar a pressão em um único ponto. Além disso, mesas com gavetas e organizadores são opções úteis para armazenar documentos e evitar bagunça.

Armários planejados

Móveis multifuncionais, como mesas com gavetas embutidas, mesas de reunião com extensões e até estantes que escondam móveis sobressalentes, são ótimas alternativas para otimizar o espaço e melhorar a circulação do escritório.

Outra solução é explorar o espaço verticalmente com módulos, nichos e prateleiras. “Mantê-los sempre limpos e organizados evita a aparência de desorganização e o acúmulo de poeira, que pode levar os funcionários a desenvolverem alergias respiratórias”, conclui a profissional da Casa 3 Arquitetura.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br