/curiosidades

O que quer dizer “gato”, “grileiro” e “época de eleição” nas favelas?

No blog Favel Issues, onde um grupo de homens e mulheres estimula diversas discussões sobre o crescimento das cidades, o arquiteto norte-americano Andrew Carman criou uma espécie de “dicionário” onde explica os termos mais utilizados nas favelas brasileiras e que estão diretamente relacionadas com a profissão dele.

Carman, que é sócio de um escritório de Design-Build – método de entrega de projetos de construção – e por lidar com termos da profissão não só de sua língua nativa, explica na publicação que em determinado momento precisou compreender a língua falada nas construções de favelas brasileiras. Tal vocabulário, único e distinto vindo das vielas das comunidades, engloba palavras como “gato”, “grileiro” e, até mesmo, “época de eleição”.

vocabulario-favelas-1

Abaixo, escolhemos alguns exemplos citados pelo arquiteto:

Época de eleição – Muitas vezes visto como o momento em que os políticos prestam atenção às questões importantes para os residentes das favelas. Um candidato pode prometer investir em infraestrutura e, em seguida, pode ou não realizar o prometido após a eleição.

Gato – Conexão ilícita para redes públicas de serviço, como água e luz. A natureza informal e empobrecida de desenvolvimento da favela tipicamente envolve a conexão com as redes de serviços públicos existentes, sem autorização oficial prévia.

Grileiro – Um falsificador profissional de documentação imobiliária. Favelas foram criadas por parcelamento ilegal/informal de terras e duvidosas propriedades de terra facilitada pela prática de grilagem.

Beco – Uma rua estreita e, por vezes, sinuosa que compreende a circulação primária em favelas. Os becos podem criar complicações graves de saúde pública e segurança. Por exemplo, quando as linhas de esgoto estouram ou há chuva pesada, o beco pode ser o caminho de menor resistência para a água.

Barraco – Uma casa muito básica, muitas vezes feita a partir de materiais recuperados, como madeira, metal corrugado, plástico e papelão. Normalmente, esse tipo de casa aparece nas margens externas de favelas e são eventualmente substituídos por estruturas mais permanentes e duráveis.

Para ver a lista completa de termos relacionados ao vocabulário das favelas brasileiras, acesse o link da publicação da integra no blog Favel Issues.

Fonte do post: BRASIL 247 e {FAVEL Issues}
Crédito/fonte da foto: BRASIL 247

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br