/sustentabilidade

Persianas automatizadas contribuem para a eficiência energética

Proteger os ambientes da entrada dos raios solares tornou-se uma tarefa muito mais simples e eficaz. Estamos falando das persianas automatizadas. De acordo com Antonio Oliveira, gerente de projetos da Somfy Brasil, elas proporcionam proteção espacial. Além da eficiência energética e de reduzir o uso de ar-condicionado. “As persianas podem contribuir para o melhor aproveitamento da iluminação natural e, consequentemente, reduzir o uso de luz artificial”, afirma.

persianas

Crédito: Sam Spicer/shutterstock

Como funcionam?

Elas fazem aberturas em função da orientação do sol na fachada de um edifício. E são programadas por controladores, que funcionam com um sistema de carta solar – que calcula a longitude e a latitude do prédio. Além disso, contam com sensores que medem a luminosidade externa constantemente. Caso o dia esteja com baixa iluminação, ao invés da persiana ser posicionada para proteção, ela é recolhida para permitir que o ambiente interno tenha contato visual com o lado de fora.

“O sistema também pode ser acessado pelo usuário por controle remoto. Após certo tempo, a programação original é retomada por meio de uma ‘varredura’, sem a necessidade de intervenção manual”, explica.

Onde aplicam-se as persianas automatizadas?

As persianas automatizadas são indicadas para prédios corporativos ou comerciais. Por outro lado, não podem ser utilizadas em prédios residenciais por questão de privacidade, já que podem se abrir a qualquer momento do dia conforme o programado.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br