/inspire

Pintura de azulejos: conheça as vantagens e saiba aplicar em casa

Está cansado de olhar para aqueles azulejos antigos da cozinha? Quer trocá-lo, mas está sem tempo e dinheiro para fazer uma reforma? A pintura de azulejos surge como alternativa rápida e até 10 vezes mais econômica para quem pretende dar um novo visual aos ambientes da casa.

pintura de azulejos

Crédito: homydesign/shutterstock

“Essa técnica possibilita mudar e atualizar as cores do azulejo ou renovar os ambientes sem necessitar de ‘quebra-quebra’, evitando entulhos e beneficiando o meio ambiente”, destaca José Humberto Sousa, gerente de assistência técnica de produtos da empresa Sherwin Williams.

As tintas para pintura de azulejos são acrílicas ou de epóxi à base de água, pois garantem resistência à umidade. Por isso, podem ser aplicadas em banheiros, cozinhas e outras áreas úmidas. A tinta epóxi leva vantagem por ser mais durável e proporcionar boa aderência aos mais diversos tipos de superfície. O processo é simples. Veja e faça você mesmo!

Passo a passo para pintar azulejos

  • Você precisará de tinta epóxi à base de água (a quantidade varia de acordo com a área de aplicação). Também será necessário: rolo, pincel, panos, esponja, bandeja para pintura, mexedor, além de luvas de borracha e óculos de segurança.
  • Antes de começar, proteja todas as áreas que não serão pintadas, como dobradiças de portas e janelas, móveis, piso etc. Para isso, utilize panos ou mantas que não estão sendo usadas, fita adesiva, plásticos resistentes ou até mesmo papelão.
  • O primeiro passo é limpar a superfície que será modificada. Com uma esponja e detergente neutro, esfregue bem até que não sobrem resíduos de sujeira ou gordura. Sempre utilize luvas para que os resíduos não entrem em contato com a pele. Aguarde até que a área esteja completamente seca.
limpeza de azulejos

Crédito: Shane White/shutterstock

  • Na hora de fazer o preparo da tinta, é importante seguir todas as recomendações do fabricante para não comprometer a qualidade e durabilidade do produto. Em seguida, comece a pintura pelos rejuntes e espaços de difícil acesso.
  • Aplique quantas demãos forem necessárias, sempre aguardando o período de secagem adequado entre elas. Depois, espere até que a superfície esteja completamente seca, evitando o contato com água ou qualquer outro tipo de produto.
  • Está pronto! Um novo visual para seu lar, sem mexer muito no bolso e sem o estresse que o “quebra-quebra” causaria.
Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br