/inspire

Segurança do trabalho: como prevenir acidentes em pequenos canteiros?

Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) indicam que a construção civil é o setor que registra mais acidentes de trabalho no Brasil. Em pequenos canteiros de obras, eles são provocados por queda de altura, choque elétrico, exposição à sílica e soterramento.

Créditos: Queda de altura é um dos acidentes mais frequentes em obras pequenas (Daisy Daisy/ Shutterstock.com)

Além da escassez de mão de obra especializada – com profissionais pouco preparados para exercer determinadas tarefas, comprometendo a qualidade do serviço –, a falta de orientações direcionadas à segurança do trabalho aumentam muito os riscos de acidente nas obras.

“É necessário que haja uma rotina de treinamentos e reciclagens sobre a atividade que o trabalhador desempenha. Dessa forma, a cultura da prevenção é incorporada aos poucos na realização das tarefas”, aconselha Selma Regina Palmeira Nassar de Miranda, diretora da Comissão de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (SindusCon-GO).

Recomendações

De acordo com o manual para pequenas obras do SindusCon-GO, os empregadores devem fornecer boas condições de segurança e higiene. Além de máquinas e ferramentas seguras e equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para os trabalhadores desenvolverem suas atividades.

“O cuidado com a segurança e a saúde no trabalho deve ser assunto prioritário na gestão do empreendimento. Uma rotina de atenção aos pontos de risco, ou mais vulneráveis, é primordial para se ter uma obra segura”, acrescenta Miranda.

As instalações do canteiro devem incluir banheiros, vestiários, refeitórios e outros espaços básicos. Elas precisam ser  informadas ao Ministério do Trabalho com projeto que atenda ao item 18.4 da NR18, assinado por um responsável técnico.

Para evitar a precariedade da mão de obra, o recrutamento deve se atentar às funções da obra. É necessário empregar pessoas qualificadas para atividades que envolvam eletricidade. Também é essencial contratar profissionais capacitados para operação de equipamentos de terraplenagem ou de guindar e soldagem.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br