/trends

Guia prático com seis dicas para utilizar melhor o ar-condicionado

Embora seja muito utilizado em diferentes estabelecimentos, o ar-condicionado ainda levanta algumas dúvidas. Como deve ser a instalação do modelo Inverter? E quais são os cuidados com a manutenção? Para esclarecer esses e outros questionamentos, listamos seis dicas para melhorar a sua experiência com o ar-condicionado. Confira!

ar-condicionado

Segundo a ANVISA, a temperatura do ar-condicionado indicada para prédios de uso coletivo deve variar entre 23°C e 26°C (foto: Wstockstudio/shutterstock)

1-Como instalar o ar-condicionado com Inverter?

O ar-condicionado com Inverter destaca-se por ser mais econômico (em alguns casos, chega a 60%), já que permite atingir a temperatura desejada mais rápido. Embora a instalação seja semelhante à dos equipamentos convencionais, demanda um pouco mais de atenção devido à sua tecnologia mais avançada.

Esse modelo geralmente é equipado com refrigerador R-410-A, que possui óleo mais sensível a umidade. Por isso, a desidratação dos circuitos deve ser feita com maior rigor. Importante, também, atentar-se ao tipo de interligação elétrica e eletrônica para evitar que a placa do aparelho queime. Além disso, é importante fazer o acompanhamento com Manifold (manômetros que medem a pressão do ar).

“A instalação deve ser feita por um técnico capacitado sob a supervisão de um responsável técnico devidamente habilitado”, completa Arnaldo Lopes Parra, presidente do departamento nacional de manutenção e instalação da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento).

2-Como limpar o filtro de ar?

Os aparelhos de ar-condicionado geralmente contam com dois tipos de filtro: o descartável e o permanente. “O primeiro deve ser substituído a cada 90 dias – ou antes, caso esteja ‘saturado’. Já o segundo pede limpeza apenas com esponja macia e detergente neutro”, alerta o engenheiro.

Da mesma forma, recomenda-se a limpeza das bandejas de condensação, gabinetes, rotor do ventilador etc. “Esses procedimentos devem ser feitos sempre por um profissional”, pondera Parra.

3-Como calcular o BTU?

O cálculo de BTU (unidade térmica que determina a potência do equipamento) é realizado por técnicos ou engenheiros experientes, que usam softwares específicos. Não é recomendado realizar a estimativa sem conhecimento específico, pois erros na avaliação podem resultar na escolha de equipamentos muito potentes ou insuficientes para o resultado desejado.

Ainda na opinião do profissional da ABRAVA, a escolha do ar-condicionado correto e a melhor maneira de instalá-lo evitam problemas futuros, garantindo a harmonia do sistema e o rápido retorno do investimento.

4-Como economizar no uso diário?

 Uma das principais práticas para economizar energia é manter a temperatura do aparelho entre 23°C e 26°C, conforme especificado pela ANVISA (Resolução RE-09). Porém, ambientes destinados a processos artísticos devem ter a temperatura regulada entre 21°C e 23°C. “Em contrapartida, durante o inverno, a faixa recomendável de operação deverá variar de 20°C a 22°C”, pontua o engenheiro.

A manutenção regular também influencia na economia. Afinal, quando bem cuidado, o equipamento permite 40% a mais de economia em comparação àqueles com pouca – ou nenhuma – inspeção.

 5-Como prolongar a vida útil do aparelho?

O primeiro ponto é realizar a manutenção preventiva em conformidade com a ABNT NBR 13.971. Além disso, orienta-se a contratação apenas de empresas especializadas em ar-condicionado. “Uma instalação realizada dentro das boas práticas irá assegurar que o vácuo recomendado foi corretamente feito”, completa Parra.

6-Quais os benefícios da função sleep?

 Por último, e não menos importante, está a função sleep. Sua finalidade é melhorar o conforto térmico em ambientes como dormitórios. Ou seja, ela aumenta a temperatura gradativamente, proporcionando uma noite de sono mais agradável. “Devido à elevação automática da temperatura de refrigeração, também é possível economizar energia”, conclui o engenheiro.

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br