/materiais

Telha sanduíche: conheça as vantagens, saiba onde e como utilizá-la

Residências, indústrias, comércios… não importa o tipo da edificação. A telha sanduíche é um “prato cheio” para projetos que requerem tratamento termoacústico.

telha sanduiche

O sistema é chamado de sanduíche, pois conta com duas camadas interligadas por um núcleo isolante (shutterstock.com/gitan100)

A “receita” é simples: telha metálica ou de galvalume, recheio – que pode ser de lã de rocha, lã de vidro, EPS (poliestireno), PU (poliuretano) ou PIR (poliisocianurato) –, camada de filme de alumínio (simples) ou fechamento com outra telha (dupla).

Trocadilhos à parte, vamos conhecer um pouco mais sobre a telha sanduíche, também conhecida como telha termoacústica.

Tipos e materiais

Simples Dupla
Inferior: camada de filme de alumínio Inferior: telha metálica ou de galvalume
Núcleo: lã de rocha, lã de vidro, EPS, PU ou PIR Núcleo: lã de rocha, lã de vidro, EPS, PU ou PIR
Superior: telha metálica ou de galvalume Superior: telha metálica ou de galvalume

Desempenho

Um aspecto não se discute: a telha sanduíche funciona como um excelente isolante termoacústico. No entanto, a depender do núcleo, ela poderá ser mais eficiente no equilíbrio da temperatura ou no combate do barulho. Como isso é possível? Devido ao amplo número de materiais, conforme explica César Augusto, da MSB Consultoria.

“Os materiais do núcleo oferecem desempenhos diferentes. O EPS é um material mais leve e barato, sendo ideal para quem busca os dois tipos de conforto (térmico e acústico) a um custo menor. As lãs minerais (rocha e vidro) são mais fortes no isolamento acústico. Além disso, não inflamam. Ou seja, são indicadas para construções que apresentam algum risco específico e que precisam de resistência ao fogo. Já o PU garante melhor desempenho no isolamento térmico”.

Edson de Miranda, gerente da ArcelorMittal Perfilor, ratifica. “As lãs se apresentam como mantas flexíveis ou rígidas, com diversas espessuras e densidades. Disponíveis na mesma espessura do PU, elas podem proporcionar um isolamento térmico menor, porém maior eficiência acústica”.

Custo-benefício

Miranda recomenda o apoio de um arquiteto ou engenheiro durante o projeto. “Isolamento termoacústico não é simples – e muitas vezes não é nem mesmo intuitivo”.

O investimento em uma cobertura isolante é relativamente alto e pode ser ineficaz, caso outras partes do projeto não contribuam. “Por exemplo: não adianta gastar com telhas sanduíche para evitar que o calor entre se, ao mesmo tempo, há uma área considerável de iluminação natural na cobertura – por onde, além da entrada de luz, passa muito calor. Um profissional capacitado não deixará isso acontecer”, completa.

Apesar de ter um custo elevado em comparação aos modelos simples, a telha sanduíche garante economia de energia, pois reduz o uso de equipamentos térmicos, como ar-condicionado. O custo-benefício é ainda maior ao considerar o conforto acústico que essa solução proporciona.

Aplicação

O mercado oferece diversas opções de telha sanduíche para cobertura. Os modelos que utilizam perfis ondulados ou trapezoidais são ideais para formatos em arco. Já para coberturas curvas, é recomendado o modelo ondulado com lã de vidro. O sistema também pode ser utilizado verticalmente para aplicação em fachadas.

Se o material do núcleo for lã mineral, seja ela de vidro ou de rocha, a montagem do sistema sanduíche é realizada in loco. Do contrário, o painel já vem pré-fabricado, sendo necessária apenas a aplicação do telhado. Os cuidados são os mesmos de uma telha metálica simples: a inclinação do telhado deve ser adequada ao produto selecionado, a distância entre os apoios precisa ser compatível com a sobrecarga, o material das telhas e das chapas, assim como o isolamento devem atender às necessidades do ambiente.

telha sanduíche aplicação

A aplicação da telha sanduíche deve ser realizada por equipe especializada (shutterstock.com/sima)

Miranda destaca alguns pontos importantes a serem considerados durante a montagem. “Deve-se observar a direção do vento. As telhas precisam ser montadas em sentido contrário a partir do beiral da cumeeira. Se a obra tiver duas águas opostas, a cobertura deve ser feita, simultaneamente, em ambos os lados”.

Manutenção

Um dos benefícios desse sistema é a fácil manutenção. Confira algumas dicas:

  • É importante verificar a existência de objetos na cobertura que possam impedir o escoamento da água ou causar pontos de corrosão (os pontos de oxidação podem se transformar em perfurações na telha)
  • Quando utilizada em fachada, a telha sanduíche pede limpeza ocasional com máquinas de pressão e sabão neutro. O ideal é remover resíduos de poluição, poeira, teias de aranha, entre outras substâncias
  • Devido à exposição constante a intempéries, é possível que a telha sofra com a descoloração. Nesse caso, ela pode ser repintada – basta seguir as instruções do fabricante

 

Sustentabilidade

A telha sanduíche auxilia os projetos na obtenção de certificações sustentáveis, pois é feita com materiais recicláveis e garante a diminuição do consumo de energia elétrica. Além disso, tem longa vida útil.

Normas técnicas

O sistema sanduíche deve atender à ABNT NBR 16.373:2015 – Telhas e painéis termoacústicos – Requisitos de desempenho –, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Siderurgia (ABNT/CB-28). Ela estabelece os requisitos de classificação de desempenho para especificação, encomenda, fabricação e fornecimento de telhas metálicas feitas de aço galvanizado, galvalume, alumínio e aço inoxidável, com seção ondulada ou trapezoidal, zipada ou em painéis metálicos, com camada de material isolante de características térmicas e acústicas e de flamabilidade.

Redação Portal AECweb

 

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br