/curiosidades

Conheça os principais tipos de tratamento para a piscina

Para deixar a piscina limpa, não basta remover folhas e insetos. O tratamento envolve muito mais do que isso. Uso de substâncias químicas, limpeza do revestimento e filtragem de partículas que podem comprometer a qualidade da água – essas práticas são necessárias para mantê-la sempre em boas condições de uso. Conheça os principais tipos de tratamento, suas vantagens e desvantagens.

piscina

Crédito: StacieStauffSmith Photos / shutterstock.com

Tratamentos químicos

Cloro

Um dos elementos químicos mais importantes e populares quando se fala em tratamento de piscina. É utilizado para limpar e, também, desinfetar a água. Com isso, elimina as bactérias e outros microrganismos nocivos à saúde. O cloro pode ser encontrado em tabletes, pó granulado e pastilhas. Além do cheiro forte, algumas pessoas podem ter alergia.

Ozônio

Alternativa ao cloro, o ozônio é um gás natural que age como bactericida, algicida, fungicida e virucida. Embora tenha custo mais elevado, é bastante eficiente. Não provoca irritação na pele, nos olhos ou nas mucosas.

Íons de cobre 

Outra alternativa ao cloro é o íon de cobre ou de prata. Ele mata os microrganismos, como as algas, deixando a água mais azul e cristalina.

Sal
O tratamento de piscina com sal é uma opção que agrada muita gente. Não é um produto químico, exige pouca manutenção e tem baixo custo. É menos agressivo à pele. Apesar dessas vantagens, pode causar corrosões e incrustações.

Crédito: dvoevnore / shutterstock.com

Crédito: Paraksa / shutterstock.com

Crédito: Andrey Armyagov / shutterstock.com

Outros cuidados

Além dos tipos de tratamento citados acima, é importante, ainda, verificar a necessidade de usar outros produtos como clarificadores e algicidas. Entenda:

Anticalcário
Para se livrar da formação de sais cálcicos, que podem gerar incrustações e até mesmo deteriorar a estrutura da piscina, existem os produtos anticalcários, que são fáceis de encontrar e bem eficazes.

Clarificador
Normalmente, os fragmentos de impurezas que entram na piscina são extremamente pequenos. Por isso, não passam na filtragem e acabam acumulando, deixando a água turva ou escura. Para isso, é necessário utilizar um clarificador. Ao ser adicionado à água da piscina, ele faz com que os pequenos elementos se juntem, formando assim partículas de sujeira maiores e mais fáceis de serem filtradas.

Anti-algas
As algas são uma ameaça constante à estrutura e à aparência da piscina. O método, neste caso, consiste na aplicação de um algicida, que pode ser standard ou de concentração elevada.

pH:

Um dos tópicos mais simples e básicos para manutenção de uma piscina, o pH deve ser verificado regularmente. O nível ideal situa-se entre os 7.4 e 7.5.

Se confirmar um nível abaixo de 7.2, deve-se aplicar um incrementador de pH. Se constatar um nível maior que 7.6, deve aplicar um redutor de pH. Os dois produtos podem ser encontrados em forma de pó granulado ou em líquido.

Tratamento físico

A etapa física é realizada pelo sistema de filtração. “O tratamento físico é importante para a máxima eficácia no tratamento químico”, comenta André Anisio Barbosa, coordenador de projetos e especificações da empresa Jacuzzi.

Os principais componentes para o sistema de filtração são o filtro e a bomba. “É essencial, para um bom funcionamento, que todo o circuito hidráulico – como drenos de fundo, coadeiras ou skimmers; dispositivos de retorno; aspiração, entre outros – estejam bem dimensionados”, explica.

A função do filtro é eliminar as partículas que ficam boiando na superfície, deixando a água mais transparente. Os principais tipos são os de cartucho e os de areia – este último é o mais utilizado no Brasil.

Escovação do revestimento

A escovação, nada mais é, do que a limpeza do revestimento. Esse tratamento serve para impedir a criação de manchas e a concentração de fungos, bactérias e algas nas paredes e no fundo da piscina.

Para realizar a escovação é preciso usar escovas macias. O ideal é não utilizar escovas com cerdas metálicas e palha de aço, pois, podem prejudicar o revestimento de forma definitiva.

Leia mais:

Conheça as piscinas naturais
Mergulhe nas piscinas mais deslumbrantes do mundo
As 5 piscinas públicas mais incríveis do mundo

Redação Portal AECweb

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br