/sustentabilidade

União de superfícies refletoras e árvores pode ser a chave para redução das ilhas de calor

Redação Portal AECweb
Créditos: Prathan Chorruangsak/Shutterstock

Créditos: Prathan Chorruangsak/Shutterstock

Um estudo realizado pela pesquisadora alemã Sahar Sodoudi mostrou que a combinação de materiais com elevado coeficiente de reflexão (high albedo material – HAM) na pavimentação das ruas e no revestimento dos edifícios, e o plantio de árvores frondosas no vão das áreas edificadas são algumas das melhores soluções para acabar com as ilhas urbanas de calor.

Intitulada “Energy saving by mitigating urban heat islands in cities”, a pesquisa utiliza como exemplo a cidade do Teerã, no Irã, que possui quase 98% da superfície impermeável e somente 2,4% de área coberta por vegetação. O resultado dessa equação caótica é a formação de ilhas de calor, intensificada pela energia térmica liberada pelas chaminés das fábricas e dos escapamentos dos veículos.

Mesmo nesse cenário, a implantação de superfícies refletoras e de vegetação reduziu a temperatura em, aproximadamente, 1,67 kelvin às 15 horas e 1,10 kelvin às 3 horas. Nas áreas arborizadas entre os edifícios o resfriamento foi ainda maior (4,20 kelvin).

Ficou curioso? Acesse a pesquisa completa: https://www.researchgate.net/publication/265412542_Mitigating_the_Urban_Heat_Island_Effect_in_Megacity_Tehran

comentários

[fbcomments]

posts relacionados

Logo AECweb

AECweb é o maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção. Saiba mais

Boletins e Informativos

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal AECweb.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo especializado em arquitetura, engenharia e construção.

Assinar
Mais serviço. Mais parceria
AECweb

O maior portal de conteúdo, relacionamento e negócios para empresas e profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construmanager

A plataforma online mais completa e funcional para Gestão de Projetos e Obras no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Construcompras

O único sistema de comércio eletrônico entre empresas especializado no setor da construção civil.

Rede de Obras

O principal sistema de informações sobre projetos e obras residenciais, comerciais, industriais e de infraestrutura em andamento no Brasil.

© 1999 - 2017 . Todos os direitos reservados.
www.e-Construmarket.com.br